Continuação do conto – O dorso da vida

As mil bocas voltam a falar ininterruptamente as palavras todas, a soltar cá para fora as palavras todas, a beleza interior dela puxa-a para o universo inteiro e ela voa com as gaivotas. E enquanto voa as bocas não param de falar tudo o que haviam ouvido o mundo ser. O corpo encosta-se à respiração das montanhas e as bocas falam do mundo, da tristeza, do amor, da terra, dos crimes. As mil bocas da rapariga vão de encontro ao miolo do universo e falam de si, da sua dor, do seu amor, do sentimento de perda da mãe que a abandonara por um caixeiro-viajante que a levara com ele para o fim do mundo.

Aí estava a rapariga outra vez montada na beleza, sustentada na beleza que transporta a fealdade. Sentia de novo a violenta e tormentosa realidade da beleza a funcionar dentro dela, dentro de corpo dela, da cabeça dela, da alma dela, umas vezes em simultâneo, outras vezes de forma descoordenada. A sua cabeça tem um motor enlouquecido a constantemente esmagar, rasgar, moer, decepar, desconjuntar, segmentar, desmembrar palavras que logo a seguir une, cola, refaz, reorganiza, sempre a trabalhar, sempre a tirar a água às palavras, a respirar prodigiosamente, a colar-se à respiração do mundo, a tirar palavras de tudo quanto é sítio ininterruptamente. As primeiras palavras cristalizam, ficam no fundo do canal a revesti-lo de palavras verdes, a revestir o canal de suficientes palavras mortas. Depois do canal se constituir solidamente as palavras fluem naturalmente ininterruptas, intranquilas, vorazes, devoradoras, e a rapariga atira as palavras ainda quentes para o papel das estradas, dos edifícios, dos olhos das pessoas, fresquinhas.

As palavras viajam nos bicos das gaivotas, rasgam as rochas das praias na noite, fazem de si pássaros, encurvam o bico e devoram-se. A rapariga reconhece a loucura da beleza na fealdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s